Revolução Digital no Varejo – Conheça as principais tecnologias
As tecnologias estão fazendo uma verdadeira revolução digital nas empresas. Nenhum setor fica de fora dessa transformação; com o varejo não seria diferente!
Ao contrário do que muita gente pensa a cronologia da revolução digital tem um caminho de décadas de existência. Se considerarmos, por exemplo, a primeira impressora e a tecnologia da impressora 3D, ambas fazem parte do caminho desta transformação. Bem como os estudos para se chegar à tecnologia bluetooth, wi-fi e tantas outras que traçaram este caminho evolutivo da tecnologia.
Carros híbridos, monitoramento via satélite, entre tantas outras tecnologias e softwares que estão surgindo para revolucionar a maneira de se fazer negócio já chegou ao mercado varejista. Resistir a essa revolução digital é colocar barreiras no crescimento da sua empresa.
Para elucidar melhor vamos dar alguns exemplos de quatro grandes tecnologias que estão em constante ascensão e processo de melhoria. Continue lendo e entenda um pouco mais sobre essa revolução da tecnologia digital.
REVOLUÇÃO DIGITAL – TECNOLOGIAS, DADOS & VAREJO
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Sim, a famosa IA – Inteligência Artificial. Com os sistemas, ferramentas e métodos que envolvem a inteligência artificial, o processamento de dados estão automatizados em um nível que tem aumentado a produtividade e diminuído os custos das empresas que a implementa.
As máquinas estão cada vez mais eficientes e, melhoradas com o uso da inteligência artificial e tecnologias emergentes, otimizam processos produtivos e com isso aumentam a receita, inclusive no setor de varejo.
Já é possível, por exemplo, testar diferentes formatos de iluminação e música ambiente em uma loja, bem como alterar o layout e a temperatura, o que permite melhor aproveitamento de imóveis e até mesmo galpões.
SEO DE VOZ
Criar novas estratégias e investir em plataformas é o caminho para se destacar. Independente se você vai enfrentar grandes players. O acesso ao conhecimento está cada vez mais acessível, assim como a tecnologia e sua implementação.
A busca por voz, por exemplo, tem sido cada vez mais usada. Já imaginou dizer “Ok Google, onde consigo um novo equipamento fotográfico a prova d’água?” e estar na primeira indicação de voz?
A tecnologia não está pra brincadeira e nesse mercado não cabe amadores. Então a dica é: comece a pesquisar, projetar e testar.
IOT – INTERNET DAS COISAS
Internet of Things – IoT ou Internet das coisas tem impulsionado múltiplas experiências. A tecnologia omnichannel criou uma interatividade de conexão que está literalmente revolucionando o varejo. Vitrines conectadas ao celular dos clientes, assistentes de vendas virtuais, provadores inteligentes e tantos outros.
A cada dia novas tecnologias mais inteligentes aproximam o usuário digital das lojas e marcas, tornando a relação entre cliente e empresário cada vez mais singular.
A IoT tem permitido melhor aproveitamento de dados, em volume e qualidade, rastreando melhor as ações tornando-as mais assertivas e quase 100% precisas. Essa tecnologia tem sido a queridinha do varejo, convertendo a forma de programar o CRM e diferenciando o atendimento. Outra tendência muito forte da IoT é a tecnologia RFID – Identificação por radiofrequência.
BLOCKCHAIN
Talvez a que tenha o maior leque de abrangência é a tecnologia Blockchain. Da gestão da cadeia de suprimentos aos serviços de vendas, contribui como facilitadora de processos; de distribuição, controle e mapeamento de produtos ou insumos; contratos inteligentes; verificação em plataformas digitais; agilidade de processo de RH, entre outros.
Fica muito nítido que, no varejo, tende a contribuir na transformação de back-end dos negócios. A tecnologia irá permitir, para quem implantar o investimento em ações estratégicas e esforços para melhorar o relacionamento entre os clientes internos e externos.
BIG DATA
Talvez o começo de tudo tenha vindo a partir da Big Data. O conhecimento desenvolvido por meio do estudo e análise de informações pautada em dados que tem transformado sistemas e a forma de se comunicar. Desde métricas de redes sociais a grandes bancos de dados com captação por meio de software sofisticados, a especialização da Big Data é uma grande aliada das organizações também no varejo. Por meio desta tecnologia é possível agregar valor e conquistar grande vantagem competitiva.
Entre outras coisas, para o mercado varejista assim como para ouros nichos, a biga data contribui significativamente na agilidade de processos e tomada de decisões mais assertivas. Por exemplo aumentando a eficiência de uma promoção por ter dados mais precisos sobre sazonalidade e perfil do consumidor. Além disso, a comunicação no ponto de venda, nos sites e por meio de aplicativos se tornam oportunidade mais acessíveis de investimento com informações pautada em dados provenientes da Big Data.
Tratada como estratégia de Business Intelligence, a Big Data usando o Omnichannel, no varejo permite:
Personalizar serviços e produtos
Quantificar o impacto do uso de merchandising como estratégia de marketing
Analisar o histórico e a movimentação online do usuário para identificar interesses
Monitorar, até mesmo por georreferenciamento, um cliente em potencial e direcionar ofertas ‘on time’
Prepare seu time para acompanhar essa revolução digital ou certamente tecnologia será seu maior “concorrente”.