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Uso de Self-checkouts aumenta 11% em todo o mundo

O self-checkout ganhou bastante destaque no varejo nos últimos anos, mas ainda está longe de alcançar a sua plenitude.

Mais do que se preocupar somente com o mix de produtos que vai vender, para qual público vai vender e onde vai vender, o varejo em nível global tem se preocupado com uma variável muito importante: a experiência do cliente.

A organização, a limpeza, a disposição dos produtos, o visual da loja, o atendimento, os cheiros, tudo influencia o cliente. Tudo faz parte dessa vivência do consumidor no ponto de venda. Cada um desses elementos tem sua parcela para formar “o todo” da experiência de compra.

Por isso também que, cada vez mais, o uso de soluções de self-checkouts tem se mostrado uma realidade no varejo. De acordo com o Global EPOS e Self Checkout 2022, um novo estudo da empresa de pesquisa e consultoria estratégica RBR, as remessas de unidades de self-checkout aumentaram 11% no ano passado. O ano de 2021 viu outro ano recorde de remessas de autoatendimento, com 200.000 unidades entregues em todo o mundo.

Em todo o mercado, seja ele nacional ou internacional, existem aproximadamente 30 fornecedores principais dessas soluções que, cada vez mais, oferecem maiores e mais variadas soluções de autoatendimento aos varejistas.

Uma das empresas mais conceituadas e bem posicionadas nesse ranking é a empresa chinesa CCL Technology, no Brasil representada com exclusividade pela POStech, que ocupa o terceiro lugar no cenário mundial, é líder na Ásia-Pacífico e com presença crescente na Europa.  

Participação dos fornecedores nas remessas de autoatendimento em todo o mundo, 2021  



Qual é a tendência do self-checkout no Brasil?

Apesar de muito mais utilizadas e difundidas nos mercados americano e europeu, as soluções de self-checkout são uma realidade no país e se espalharam principalmente pelos grandes centros e pelas principais redes varejistas do Brasil.

A solução também é aprovada pelos consumidores. Segundo o estudo da Croma Marketing Solutions, publicado na revista Mercado & Consumo, 60,4% dos brasileiros preferem o uso do self checkout do que do atendimento tradicional.

Os motivos principais apontados pelos consumidores são a conveniência, ter uma experiência mais autoral de atendimento na hora da compra, a facilidade de integração com novas tecnologias como aplicativos e o uso de novas formas de pagamento digitais como PIX e uso de pagamento por aproximação.

Quais as principais vantagens de usar self-checkout?

O self-checkout ganhou bastante destaque no varejo nos últimos anos, mas ainda está longe de alcançar a sua plenitude enquanto oportunidade, experiência e utilização como um aliado do varejista na busca de aumentar a satisfação do cliente.

Uma das barreiras em geral passa pelo investimento. Por estarem presentes principalmente em grandes redes, os pequenos e médios varejistas tem a sensação de que o custo é muito alto, o que em si não é uma realidade, uma vez que esse tipo de solução também traz muitos outros benefícios e economias:

1- Redução dos custos operacionais: para explicar melhor vamos dar um exemplo bastante prático de redução de custos operacionais. Se sua loja implantar quatro self-checkouts por exemplo, você não precisará ter quatro funcionários para operar esses equipamentos. Você precisará somente de um supervisor para auxiliar os clientes na operação e monitorar essas vendas.

2- Melhora o atendimento e reduz o tempo de espera do cliente: principalmente em supermercados grandes e quando o cliente compra poucos itens, ao invés de esperar em uma fila, o self-checkout cumpre muito melhor a função por ser rápido e prático de usar. Seu uso pode reduzir em até 30% o tempo do cliente para fazer a operação de check-out de seus produtos. Da mesma forma, por exemplo, para o pagamento de estacionamento. Ao invés de um operador para atender toda a demanda de um estacionamento, você pode ter quatro terminais de autoatencimento para o pagamento para acelerar o processo de validação de tickets.

3- Equipamento para múltiplas utilidades: por ter uma composição flexível e customizável a qualquer tipo de aplicação, os self-checkouts são muito versáteis. Além de telas touchscreen, eles podem ser equipados com leitores de código de barras, pin pads para pagamentos com cartões de crédito ou débito, impressoras de cupom e balanças. Podem ser utilizados em supermercados, estacionamentos, venda de ingressos, pedidos para um fast-food ou restaurante, e muitas outras aplicações.

4- Oportunidade de diferenciação: a conveniência dos serviços e o investimento em tecnologia são necessidades exigidas pelos clientes em qualquer ramo de atividade. Sair na frente dos concorrentes é sempre importante e o investimento em self-checkout pode ser uma grande vantagem competitiva para seu negócio.

5- Melhora a experiência do cliente: usar self-checkouts é muito mais do que apenas reduzir filas e atender os clientes mais rápido. Eles ajudam a deixar os clientes mais satisfeitos, demonstram que você respeita o tempo do seu cliente e entrega a ele uma nova experiência na hora das compras. O resultado? Aumento da retenção de clientes.

6- Otimização de espaço: por ocuparem menos espaços do que os checkouts tradicionais, os self-checkouts POStech ajudam você a atender mais e melhor com menos espaço.

O self-checkout e o futuro.

À medida que o mercado continua a crescer, a tecnologia também está evoluindo, com soluções usando RFID e visão computacional sendo implantadas. Por exemplo, a cadeia internacional de conveniência Circle K está lançando autoatendimentos com inteligência artificial da empresa americana Mashgin em sua rede de lojas em 2022. Alan Burt, que liderou a pesquisa da RBR, comentou: “Com uma gama cada vez mais diversificada de produtos de autoatendimento em oferta, varejistas de todos os tamanhos nos setores de mercearia, conveniência, bricolage e moda podem escolher a solução que melhor atende às suas necessidades específicas”.

Como vimos as soluções de self-checkout estão em franca evolução e existe ainda muito a ser feito, descoberto e implantado. Tudo com o boejtivo de tornar a experiência do consumidor no ponto de venda cada vez mais funcional, customizada e inesquecível.

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SELF SOLUTIONS

Fontes:
– Estudo da RBR, Global EPOS e Self-Checkout 2022.
– Estudo “The State of Self-Checkout Experiences” de 2021.
– Estudo da Croma Marketing Solutions, publicado na revista Mercado & Consumo.

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